Utilidade Pública

Saiba como comer bem fora de casa

Por Ana Flor Picolo

O dia a dia agitado das grandes cidades é, muitas vezes, um empecilho na hora das refeições. Em meio a tanta correria, uma comida caseira parece um luxo quase impossível de se manter, pois a pressa e o trânsito acabam impedindo que você almoce ou prepare suas próprias refeições em casa. A dica então é saber o que fazer para se alimentar corretamente mesmo comendo da rua. Não deixe que a refeição no restaurante, o sanduíche da lanchonete, da padaria ou as opções delivery sejam os vilões de uma alimentação saudável.

É comprovado que os maus hábitos alimentares contribuem para o aumento de peso, alterações dos níveis de colesterol e outros problemas de saúde. Por isso, é importante ficar atento para ter um cardápio balanceado, mesmo que seja fora de casa. Uma escolha inadequada de alimentos pode ser desastrosa, tanto na balança quanto para a saúde.

Primeiro de tudo, escolha bem o local onde irá realizar suas refeições. Além de ter uma boa higiene, deve ser um ambiente tranqüilo, pois o barulho também afeta a digestão. E fuja da repetição, que é uma tendência de quem come fora. O organismo gosta e precisa de diversidade alimentar. Sempre invista na variedade dos alimentos, amplie as opções de proteínas, presentes nas carnes, peixes e ovos, de legumes e verduras.

Desde que a escolha do cardápio seja criteriosa, os restaurantes tipo self-service são ótimos aliados, já que você possui toda a variedade necessária para uma boa refeição. No entanto, se você exagerar na dose para fazer bonito em seu prato, colocará mais alimentos do que necessita, fazendo uma mistura descontrolada e altamente calórica.

DICAS VALIOSAS

* Os molhos devem ser servidos à parte, sem exceder duas colheres por prato. O excesso de maionese ou de molhos cremosos transforma um prato leve em um indigesto concentrado de gordura. Para temperar as saladas, prefira azeite de oliva, sal com moderação e limão, para substituir o vinagre.

* Muitas vezes, as entradas são ricas em gorduras e muito calóricas, como as frituras, os folhados, os queijos gordos, os patês e manteigas. Por isso, evite estas opções.

* Para quem prefere massas, opte por molhos à base de tomate, evitando queijos, natas e molhos de carne engordurados.

* Troque as sobremesas e os doces por frutas frescas, especialmente se quiser aproveitar as das estações.

VEJA mais