Turismo

Porto Seguro O berço do Brasil

porto seguro

Tombado pelo Patrimônio Histórico e considerado Patrimônio Natural da Humanidade, Porto Seguro é hoje um dos pólos turísticos mais visitados do país. Apesar
da ótima estrutura para o turismo, a cidade ainda exibe um caráter rústico e uma natureza de tirar o fôlego, com um mar calmo, de águas mornas e transparentes, decoradas por coqueiros e recifes de corais coloridos. Isso tudo envolto a uma atmosfera que emana história por todos os lados, com monumentos, praças e igrejas. Definitivamente não foi à toa que os portugueses ficaram encantados com tanta beleza a caminho das Índias.

porto seguro

Em suas lindas praias, da Ponta Grande à Caraíva, passando por Arraial d’Ajuda e Trancoso, das mais tranqüilas às mais badaladas, a cidade oferece agito ou descanso, com paisagens maravilhosas.

Para quem quer descansar, o ideal é aproveitar o sol, a paz e a tranqüilidade na charmosa praia de Arraial D´Ajuda, ou na simpática vila de Trancoso, com restaurantes deliciosos e lojinhas com artigos artesanais e coloridos. Uma boa dica para relaxar são as piscinas naturais presentes em quase toda a orla.

Já para os que procuram agito e diversão, a cidade é o destino perfeito. Pode se preparar para 24 horas de festas, regadas a axé e lambaeróbica. A Passarela do Álcool é um ponto turístico clássico e imperdível. Lojas, restaurantes e bares se misturam com barraquinhas vendendo bebidas e comidas típicas da Bahia.

Para quem gosta de aventura, a cidade ainda oferece trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica, como o Parque Nacional de Monte Pascoal, onde é possível fazer caminhadas e observar inúmeras espécies de animais e vegetais.]

HISTÓRIA

• Quando o Brasil foi descoberto, em 22 de abril de 1500, o Monte Pascoal foi o primeiro ponto de terra avistado pela frota de Cabral.

• Com a chegada dos portugueses, começa a história escrita do Brasil e a mistura de culturas e raças.

•A Cidade Histórica foi o 1º núcleo habitacional do Brasil. Monumento Nacional desde 1973, ostenta um conjunto arquitetônico sem igual.
De lá é possível ver uma das mais belas vistas panorâmicas da Orla Norte e do centro da cidade de Porto Seguro.

• Além da importância histórica, preserva um dos últimos trechos originais de Mata Atlântica no Nordeste do país. Possui tipos de madeira hoje raros, como o pau-brasil, a canela-sassafrás, o jacarandá-caviúna, belíssimas orquidáceas, além de várias espécies animais ameaçadas de extinção: a preguiça-de-coleira, o ouriço-preto, onça,
suçarana, o gavião-de-penacho, o veado-campeiro e o tatu-canastra.

• O Parque Nacional do Monte Pascoal dispõe de um Centro de Visitantes, que funciona diariamente das 8h às 16h. O acesso é feito pela BR 101, no km 796; mais 14 km de asfalto até a entrada do parque. Existem guias que podem acompanhar os interessados por trilhas ou mesmo para uma escalada ao Monte Pascoal, de 536 m de altitude.

DICAS

Bugue
Para quem não quer ficar a mercê dos passeios em grupo, sempre com hora e lugares marcados, a dica é alugar um bugue. Além de fazer o seu roteiro, é a melhor forma de circular pelos diversos atrativos naturais e históricos da região, que nem sempre ficam próximos do Centro.

Recife de Fora
Se você gosta de mergulhar, tire um dia para visitar Recife de Fora. Lá estão espécies raras de corais, moluscos, tartarugas e peixes, visíveis com máscara e snorkel. Protegido por uma lei municipal, Recife de Fora é um dos melhores pontos para mergulho da região. Nos arredores estão excelentes picos para a prática do mergulho de garrafa, com profundidades que chegam a 15 metros.

Nas alturas
Para quem gosta de voar, durante o verão a cidade oferece passeios de ultraleve, partindo da praia de Mutá, na divisa com Santa Cruz Cabrália.

Quando ir
Porto Seguro vale a pena o ano inteiro. Os únicos meses menos recomendáveis são julho e agosto, quando a probabilidade de chuva é maior.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:
• DDD 73

• Informações Turísticas
Secretaria Municipal de Turismo
Praça dos Pataxós – Centro
Tel: 3288-3708/4299

• Aeroporto Internacional de Porto Seguro
Estrada do Aeroporto, 1500 – Cidade Alta
Tel: 3288-1880

• Terminal Rodoviário de Porto Seguro
Cidade Alta
Tel: 3288-1039

• Teletáxi
Tel: 3288-3046/3736

• Bancos
Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC

VEJA mais