Dicas

Conheça as 4 melhores cidades para morar em SP

morar em SP

A capital paulista segue na liderança entre os municípios brasileiros, quando o assunto são as finanças. Mas já faz algum tempo que as pessoas têm percebido que não é preciso concentrar a vida na terra da garoa para viver bem. É possível, afinal, escolher outras regiões para morar em SP e aproveitar-se de vantagens, como ganho na qualidade de vida, oportunidades de crescimento profissional e custos menores.

Já passou pela sua cabeça fazer uma mudança como essa? A busca por um estilo de vida mais leve pode levar você a cidades bem próximas da capital ou no ABC Paulista — você vai reparar que a diferença no acesso ao lazer e outros benefícios de São Paulo permanecem, com alguns extras.

Tem interesse? Neste post, elegemos 4 cidades paulistas que podem fazer você ter vontade de se mudar. Confira as características delas e pense em como seria bom viver em um lugar em que os imóveis são mais em conta e o tempo de locomoção poderá deixar de ser um dos grandes problemas da sua vida.

Siga conosco e boa leitura!

1. São Bernardo do Campo

Comprar apartamento no ABC Paulista pode ser uma grande escolha para quem deseja ficar bem pertinho da capital, mas escapar um pouco do espírito de “cidade que não dorme”. Das três cidades que compõem esse polo, São Bernardo do Campo é a maior delas. Melhor que isso: ela fica somente a 22 quilômetros de São Paulo.

Universidades, bons hospitais e excelentes opções de lazer, como o Parque Estoril e o Parque de Esportes Radicais, garantem uma vida tranquila no município. Além disso, seus principais bairros contam com completa infraestrutura de comércio e serviços.

Por falar nos melhores bairros de São Bernardo do Campo, são várias opções para você escolher: Nova Petrópolis, Centro, Anchieta, Baeta Neves, Assunção, entre outros. Tem para todos os gostos e estilos de vida! De acordo com o IBGE, a população estimada para 2019 é cerca de 839 mil habitantes — que vivem em uma crescente econômica, apesar da crise do país.

2. São Caetano do Sul

Com cerca de 161 mil habitantes, segundo estimativas, São Caetano do Sul já foi considerada a cidade com o melhor IDH do Brasil, em 2013, com dados do último Censo do IBGE.

O índice é medido a partir de informações como longevidade, educação e saúde, ou seja, as perspectivas para quem vive por ali são excelentes. E não é só isso: a renda per capita em São Caetano do Sul é de R$2043,74 — isso ajuda ainda mais a elevar o IDHM.

Além disso, um levantamento da consultoria Urban Systems elegeu a cidade como o melhor lugar para se investir em negócios. Então, se você tem um espírito empreendedor, não precisa se prender à capital para conquistar o sucesso! Você pode escolher entre os melhores bairros do município, como Mauá e Cerâmica (com o Parque Espaço Verde Chico Mendes e o Park Shopping São Caetano).

3. Santo André

Ainda sem sair dos arredores da capital paulista, apresentamos a você o município de Santo André — que, inclusive, aparece em quinto lugar entre os municípios brasileiros com as melhores condições para criar os filhos, segundo o Delta Economics & Finance.

A cidade tem pouco mais de 718 mil habitantes e conta com economia diversificada, o que permite boas oportunidades a quem está à procura de trabalho. Além de ainda abrigar algumas montadoras de veículos, tem uma extensa rede de comércio e serviços.

Se gostou da ideia de se mudar para Santo André, estes são os melhores bairros para morar com a família: Campestre, Parque das Nações, Centro, Parque Jaçatuba, Paraíso, Vila Palmares, entre outros.

4. Guarulhos

Muita gente acredita que, ao sair da capital paulista, estará entrando no universo bucólico das pequenas cidades do interior. Mas esse não é o caso de Guarulhos. Portanto, se você deseja opções culturais e gastronômicas, sem precisar estar em meio ao agito de São Paulo, essa pode ser a melhor alternativa.

Afinal, esse município fundado em 1560 está a somente 20 quilômetros da sua vizinha mais famosa, e conta com uma infraestrutura completa, além de ótimas oportunidades de emprego. Com seus 1,3 milhão de habitantes, Guarulhos é a segunda cidade mais populosa do estado.

É mais conhecida, provavelmente, por ser a sede do aeroporto mais movimentado do país, de onde partem a maioria dos voos internacionais. Apesar da proximidade com a capital e de ser um município completo, guarda em suas ruas um pouco mais de tranquilidade e uma vida econômica mais acessível.

Entre as suas principais atrações estão os parques da Cantareira e Júlio Fracalanza, além do seu zoológico municipal e o Museu Natural de Ciência. Centros de compras importantes também não faltam em Guarulhos.

Para fazer uma mudança grande como essa, é preciso ter um bom planejamento familiar e financeiro, além de analisar bem os prós e contras. Mas você viu, neste artigo, que é possível escolher melhores regiões para morar em SP, sem abrir mão do bem-estar e das opções de lazer, cultura e oportunidades de emprego que todos buscam.

O importante é que você visite esses municípios antes de tomar uma decisão, procure descobrir sobre o custo de vida e possibilidades de se inserir no mercado de trabalho. Assim, você se aproxima ainda mais de uma escolha mais confiante e certa!

Gostou deste post? Esperamos ter ajudado você a refletir melhor sobre a possibilidade de morar em outras cidades paulistas, não considerando apenas a capital. Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos interessantes como este, siga nossas páginas no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn! Receba nossos conteúdos em primeira mão!

VEJA mais