Afinal, é melhor morar em apartamento ou casa? Descubra o ideal para você!

morar em apartamento ou casa

Está prestes a realizar o sonho de comprar um imóvel, mas ainda não decidiu se prefere morar em apartamento ou casa? Saiba que você não é a única pessoa que fica dividida entre essas opções. Afinal, esse é um momento importante em sua vida e fazer uma boa escolha requer bastante planejamento, muitas conversas em família e uma análise criteriosa sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de moradia.

Afinal, como saber qual o modelo ideal para você? Não há uma resposta pronta para esse questionamento. É preciso avaliar quais são as suas necessidades, onde você pretende passar os próximos anos da sua vida, as condições de segurança, infraestrutura e lazer e, principalmente, a questão financeira.

Neste artigo, vamos mostrar a você os benefícios e desvantagens das duas opções, abordando questões como valorização e custos de morar em apartamento ou casa. Também vamos apresentar que características cada imóvel tem. Assim, acreditamos que você poderá fazer uma avaliação dos seus desejos para tomar uma decisão certeira. Vamos lá?

Conheça as vantagens de morar em apartamento

As pessoas que procuram um apartamento, normalmente, pensam em sua segurança como prioridade, ainda mais se vivem em grandes centros urbanos. Mas há outras vantagens que podem ser levadas em consideração ao optar por esse tipo de imóvel. Veja algumas delas!

Maior sensação de segurança

O fato de os condomínios terem em sua estrutura portaria e sistemas de segurança que incluem funcionários, alarmes e câmeras, por exemplo, costumam atrair as pessoas que têm medo de morar em uma casa. Além disso, há uma sensação de estar mais protegido em razão da proximidade com os vizinhos. Assim, quem vive nas grandes cidades tem a tendência de escolher os apartamentos na hora de comprar um imóvel.

Mais qualidade de vida e bem-estar

Esse fator depende de uma série de questões e costuma ser bem pessoal. Mas quando se escolhe um condomínio que oferece áreas de lazer completas (que podem incluir piscina, quadras esportivas, espaços de convivência, entre outros), talvez o fator qualidade de vida possa ser muito bem atendido em um apartamento. Tudo isso aliado à tranquilidade e à segurança, além de não ter a obrigação de arcar com a manutenção desses espaços.

Melhor localização

As pessoas que buscam a compra de um imóvel em áreas mais centrais das cidades acabam encontrando melhores opções nos condomínios de apartamentos, já que, normalmente, as casas estão localizadas em bairros menos agitados.

Nesse ponto, as construtoras estão atentas às necessidades dos compradores, escolhendo bem onde vão instalar seus empreendimentos. Com isso, garantem aos moradores melhores opções de infraestrutura de serviços e comércio no entorno.

Como em quase tudo na vida, há benefícios e desvantagens na compra de um apartamento. A principal delas se refere ao fato de haver menos privacidade e liberdade ao se escolher essa opção. Afinal, as regras de convivência devem ser seguidas e o uso das áreas de lazer será compartilhado com os outros moradores. Além disso, é preciso considerar o pagamento mensal da taxa de condomínio. Porém, todas as informações do boleto são detalhadas e demonstram transparência por parte dos administradores.

Saiba por que uma casa pode ser uma opção

A primeira palavra que vem à mente das pessoas que sonham com uma casa, normalmente, é espaço. De fato, esse é um dos principais benefícios de escolher esse tipo de imóvel — em especial se você gosta de receber visitas, oferecer festas e aproveitar bem os momentos de lazer. Afinal, a oportunidade de ter um quintal, cultivar um jardim e ver crianças e animais de estimação brincando com maior liberdade é tentadora, não é mesmo? Vamos conhecer mais algumas vantagens dessa opção.

Mais liberdade

Ainda que você opte pela moradia dentro de um condomínio horizontal, certamente haverá mais liberdade dentro de uma casa, em relação ao apartamento. Não estamos falando apenas da possibilidade de usar as áreas de lazer sem agendamento. Trata-se, também, de poder fazer mudanças mais significativas na estrutura, na decoração e no uso dos espaços.

Maior privacidade e menos regras

Nas casas, é mais difícil que você escute o barulho da vizinhança, mesmo quando há conversas mais animadas, som da TV ou de música alta… Se essas questões têm o potencial de incomodar o seu descanso, talvez, então, a casa seja a sua melhor escolha.

Ao morar em uma casa, você só estará livre do pagamento de taxa se ela não estiver localizada dentro de um condomínio. E sabemos como a segurança nas grandes cidades pode ser um problema longe deles, certo?

Além disso, isso não significa que você não terá custos altos. Afinal, terá todos os gastos com manutenção, pagamento de trabalhadores para cuidar de jardim ou de piscina e de limpeza, por exemplo. Tudo ficará por sua conta (inclusive contratar e gerenciar o trabelho desse pessoal).

Você também vai precisar cuidar da segurança, instalando alarmes, grades e contratando uma empresa para a vigilância.

Como você pôde perceber, há uma série de vantagens e desvantagens entre morar em apartamento ou casa. Essa decisão deve passar por uma avaliação dos fatores apresentados neste artigo para que você escolha o tipo de imóvel que combina com seu perfil e que vai atender às suas necessidades e desejos. É preciso, ainda, analisar questões como o custo e a valorização de cada imóvel, especialmente nos casos em que haverá financiamento imobiliário.

Então, o que achou do nosso post? Conseguimos ajudar você a esclarecer melhor qual a opção mais adequada para a aquisição do seu futuro lar? Que tal continuar a sua análise e entender como ter independência financeira para comprar um imóvel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *