Big Vida

MBigucci entrega maior obra de sua história

Marco Zero MBigucci_10246

Dia 21 de fevereiro de 2017 a MBigucci entrega um novo marco para São Bernardo do Campo e Região: o Marco Zero MBigucci, maior complexo construído em 33 anos de história da empresa.  Foram mais de 6.500 pessoas envolvidas na cadeia produtiva da obra (fornecedores, prestadores de serviço, instituições financeiras, cartórios, órgãos públicos, entre outros) e 2.300 empregos gerados diretamente na construção do complexo.

Com localização privilegiada, nas esquinas das Avenidas Kennedy e Senador Vergueiro em São Bernardo do Campo, o complexo misto Marco Zero MBigucci compreende quatro  torres: duas residenciais (Marco Zero Prime e Marco Zero Premier, entregues em 2016, com 272 unidades de 2 e 3 dormitórios) e duas torres mistas de lofts, duplex, salas comerciais e um boulevard (Marco Zero Tower/Home, entrega dia 21/02, com 423 unidades) e Marco Zero Mix (em construção, com 259 unidades). No total, são 89.085,55 m² de área construída e 954 unidades no complexo. A torre mais alta é o Marco Zero MBigucci Tower, com 82 metros de altura em 23 andares, e 33.447,84 m² de área construída.

Para o presidente da MBigucci, Milton Bigucci, o empreendimento ainda trará muitos ganhos para o ABC. “É um marco não só para a MBigucci, mas também para nossa cidade e Região, que continuará gerando centenas de empregos e movimentando a economia local, pois aqui, em um futuro próximo, se instalarão muitos consultórios e escritórios de diversos segmentos”, explica. Bigucci também destaca a mobilidade que um complexo misto como o Marco Zero propõe: “Além de aliar trabalho, moradia e entretenimento em um mesmo local, o térreo das torres Marco Zero Tower/Home e Marco Zero Mix serão abertas e conectadas, possibilitando que as pessoas, não só os moradores, cruzem da Kennedy para a Senador Vergueiro por dentro do empreendimento e usufruam também dos jardins, mini praças, galeria de arte, Boulevard e restaurantes que estarão ali instalados. Enfim, o Marco Zero MBigucci é um empreendimento maravilhoso construído com muito amor e dedicação de todos, um projeto diferenciado voltado para um público moderno, inteligente e para uma cidade e Região que merecem esta obra prima.”

Outros destaques desta obra são os diferenciais ambientais, tecnológicos, de paisagismo e decoração, como explica o diretor técnico responsável pela obra, Milton Bigucci Junior. “Este é o primeiro prédio que a MBigucci entrega com lazer completo na cobertura dos lofts, com piscina, fitness, spa, salão gourmet, sauna seca e laundry center. Como a torre é uma das mais altas da região (82 metros de altura), proporciona uma vista invejável de grande parte da Região do ABC, além é claro de sol 100% do tempo”, destaca Milton Junior. Já a cobertura das salas comerciais conta com auditório e amplas salas de reuniões, além de copa e área de convivência com jardim e espelho d’água, todos também com vista privilegiada da cidade.

A entrada da torre Marco Zero Tower/Home também recebeu dois importantes totens, um em homenagem aos mais de 2 mil colaboradores que ajudaram a construir a obra e que tiveram o nome gravado em uma placa junto ao logo principal do complexo e outro é o totem turístico: “Do Marco Zero ao Mundo”, que traz as distâncias entre o Marco Zero e as principais cidades do mundo.

Algumas curiosidades do complexo Marco Zero MBigucci:  

  • 1milhão de blocos foram utilizados na construção do complexo, o suficiente para construir um muro de 1,20m de altura por toda extensão da Rodovia Anchieta no trajeto São Paulo/Santos
  •  360 toneladas de aço foram empregadas na obra. É o peso de aproximadamente 8 aviões tipo Boeing 747
  •  450m³ de concreto foram utilizados; são quase 5 mil a mais do que o volume utilizado na construção da Arena Corinthians. Se fôssemos preencher o mesmo volume com água, precisaríamos de 21 milhões de litros.
  •  15mil km de aço é a distância que daria para percorrer se colocássemos em linha reta todas as barras de aço de 5mm utilizadas na obra. Daria para fazer mais de uma viagem aos dois extremos do Brasil: Monte Caburaí (RR) e Chuí (RS).

Arquitetura/Paisagismo

Com um projeto arquitetônico contemporâneo, de traços limpos, o Marco Zero MBigucci já nasceu especial, com a proposta de conectar os moradores e proprietários com a praticidade da vida moderna, aliando conforto e qualidade de vida, em um complexo onde é possível trabalhar, morar e se divertir. “Tudo foi elaborado para que fosse um projeto marcante, desde suas formas, seu paisagismo, suas cores internas, suas referências de acabamento, a integração das áreas de lazer, enfim, que realmente se tornasse o marco em que se transformou para a cidade”, explica o arquiteto Danilo Salerno, da empresa Verdi Salerno, responsável pelo projeto de paisagismo do complexo. Diferenciais da arquitetura e paisagismo:

 

  • Lazer na cobertura – o Marco Zero Tower/Home é a primeira torre entregue pela MBigucci com áreas comuns na cobertura. A 82 metros de altura, sem prédios vizinhos, os espaços de lazer e salas de reuniões da torre ganham amplitude, iluminação natural e uma vista invejável da Região. Os espaços de lazer dos lofts, como o fitness center, SPA, piscina e sauna são integrados, combinando exercício e descanso e proporcionando maior usabilidade.
  •  Iluminação Decorativa – a fachada da torre Marco Zero Tower/Home possui iluminação diferenciada com sistema LED RGB, que permite destacar os detalhes arquitetônicos da obra e também aplicar uma gama de cores ao prédio, fazendo-o interagir com a cidade, por exemplo, nos dias de jogos do Brasil a torre ficará verde e amarelo, no mês de outubro, ficará rosa em lembrança ao Outubro Rosa etc.
  •  Fachada – contemporânea com traços limpos é toda em pele de vidro unitizada. Além da beleza estética, que reflete a cidade em tamanho imponente, a pele de vidro proporciona menor calor interno, maior iluminação e eficiência ambiental, diminuindo a necessidade de luz e ar-condicionado.
  •  Mobilidade/ Acessibilidade – Além da acessibilidade de rampas, banheiros, elevadores adaptados e ausência de obstáculos nas calçadas, a arquitetura contempla uma gentileza urbana para a população: um corredor interno aberto com jardins, bancos, mini praça e um boulevard que liga a Av. Senador Vergueiro à Av. Kennedy.
  •  Área Verde – O complexo como um todo recebeu 152 unidades de árvores e arbustos, mais de 1300 mudas de flores e 1.248,62m² de forração de grama, privilegiando o verde em todos os locais possíveis. Ipês, quaresmeiras, ligustros, ixoras, azaleia, tumbérgia, lírio. Além da beleza e do colorido, as espécies foram selecionadas pela praticidade em manutenção e também por alternarem o mês de floração.
  •  Muro verde – as torres residenciais do complexo, Marco Zero Prime e Premier, também receberam muros verdes na entrada com mais de 800 plantas de diversas espécies de trepadeiras e sistema automatizado de irrigação por gotejamento.

Tecnologia Construtiva

 O complexo Marco Zero MBigucci foi construído com tecnologia de ponta, utilizando materiais, equipamentos e técnicas que priorizaram a qualidade e produtividade.

Com projetos online e uso de tablet para verificação dos serviços executados, o andamento da obra pode ser acompanhado online por toda equipe envolvida (engenharia, obras, arquitetura, gerência e diretoria), garantindo agilidade e assertividade nos serviços.

Confira algumas das tecnologias aplicadas na obra do Marco Zero Tower/Home:

  •  Elevadores Miconic 10, da Atlas Schindler, com sistema de altíssima performance que analisa a demanda em tempo real, direcionando o passageiro de forma ágil, sem o acionamento interno de botões (Marco Zero Tower);
  •  Barramento blindado nos sistemas elétricos (não há perda de energia);
  •  Shaft visitável na parte hidráulica, que evita quebra desnecessária e facilita possíveis manutenções;
  •  Fachada em pele de vidro unitizada, reduz resíduos e agiliza a obra;
  •  Sistema de Extração de Fumaça e Insuflamento de Ar, elevador de segurança;
  •  Infraestrutura preparada para Instalação de ar condicionado;
  •  Câmeras de monitoramento nas áreas comuns;
  •  Sensor infravermelho de altura nos estacionamentos para caminhões de carga/descarga;
  •  Controle de Acesso com catracas eletrônicas;
  •  Automatização das portas de acesso no térreo;
  •  Geradores de energia para áreas comuns.

Responsabilidade Ambiental

 A construção do complexo Marco Zero MBigucci seguiu os padrões do programa Big Vida, de Responsabilidade Ambiental da MBigucci. Durante toda a obra foi realizada coleta seletiva dos resíduos de madeira (3.988m³), entulho cinza (6.967m³), gesso (1.027m³), plástico (633 bags) e papel (1.215 bags), com destinação para reciclagem.

Atendendo às metas de redução de água e energia elétrica, foi utilizado no canteiro da obra um sistema de iluminação natural com garrafas PET e telhas translúcidas, que minimizam o uso de lâmpadas e economizam cerca de 90% de eletricidade.

Para lavagem de ferramentas com tintas e produtos químicos, bem como bicas de caminhões betoneiras com concreto, foram utilizadas baias específicas que fazem a pré-filtragem da água evitando o depósito de resíduos no lençol freático.

Toda madeira utilizada na obra é certificada com DOF – Documento de Origem Florestal e reflorestada.

A escolha de materiais e técnicas construtivas, como drywall, aplicação de massa projetada, condutor de entulho entre outros, também privilegiaram a redução de resíduos e agilidade na execução.

Além das auditorias ambientais internas a cada três meses as obras do Marco Zero MBigucci também passaram anualmente por auditorias externas de certificação.

Nas torres prontas também foram instalados equipamentos visando à economia de recursos naturais e à eficiência ambiental como:

  • Lâmpadas econômicas/LED nas áreas comuns;
  • Sensores de presença para iluminação nas áreas de circulação;
  • Previsão de medição individual de água e gás;
  • Aquecimento central de água a gás (nos lofts do Marco Zero Home);
  • Bacias sanitárias com descargas de duplo acionamento (3 e 6 litros);
  • Torneiras com temporizador (nas salas comerciais);
  • Fogão cooktop por indução (Espaço Gourmet do Marco Zero Home), aquece mais rapidamente e sem desperdício de calor;
  • Piso intertravado nas calçadas e térreo, favorecendo escoamento da água;
  • Tintas à base de água e com baixo teor de solvente;
  • Piso ecológico (feito com grânulos de pneus) nos playgrounds das torres residenciais.

VEJA mais