Utilidade Pública

Manutenção de ralos: não entre pelo cano!

Quem já não teve dor de cabeça com entupimento de ralos e encanamentos? Item frequente nas solicitações ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), o problema pode ser evitado em 90% dos casos com pequenas ações preventivas.

Quem já não teve dor de cabeça com entupimento de ralos e encanamentos? Item frequente nas solicitações ao Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), o problema pode ser evitado em 90% dos casos com pequenas ações preventivas. Para dar dicas de manutenção sobre o assunto, convidamos o técnico Sadat Urbano da Silva, que há oito anos trabalha na Assistência Técnica da MBigucci.

Vaso Sanitário – Nunca jogue papel higiênico, absorventes, ponta de cigarro etc no vaso sanitário. Cuidado com cestinhas de pedra sanitária, são fáceis de cair no vaso. Se acontecer, não dê descarga, coloque uma luva e retire na hora.

Pia de cozinha / Tanque – Uma vez por mês retire o copinho do sifão da pia/tanque e remova os resíduos. O sifão do lavatório também precisa ser limpo, principalmente para retirada de cabelos. Sempre coloque um pano ou bacia em baixo do sifão antes de retirar os copinhos, pois eles acumulam água.

Ralos – Não varra a sujeira para dentro dos ralos. Jogue água nos ralos e sifões quando estiverem muito tempo sem uso, para evitar mal cheiro na rede de esgotos. Uma vez ao mês retire as tampas de todos os ralos e com uma luva de borracha remova possíveis resíduos. Não utilize pedaços de ferro, madeira e cabo de vassoura, pois eles danificam o encanamento, podendo causar problemas no apartamento de baixo.

VEJA mais