Variedades

Especial de casamento MBigucci News – Gastronomia: Novidade no pote!

Bem comum no exterior, o “cake in a jar” (bolo no pote) dá um efeito lindo na mesa de doces e ainda pode ser usado como uma criativa lembrancinha. A chef Carole Crema, jurada do reality “Que Seja Doce”, do canal GNT, criou algumas receitas que já são sucesso em sua confeitaria La Vie en Douce, em São Paulo.

O doce é uma nova alternativa para quem quer sair do tradicional. Ficou com vontade? Então confi ra esta deliciosa receita que a chef deixou para os leitores da MBigucci News:

0032-1Red Velvet
Ingredientes
– 300g de farinha de trigo
– 80g de manteiga
– 130g de açúcar
– 2 ovos
– 3 colheres de chá de corante vermelho líquido
– 2 colheres de sopa de chocolate em pó
– Pitada de sal
– 1 xícara de leite com 1 colher de sopa de vinagre
– 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio
400g de cream cheese
450g de chocolate branco picado

Modo de preparo: Para a massa do bolo, bata a manteiga com o açúcar até fi car cremoso. Junte os ovos um de cada vez. Adicione à massa o corante e o chocolate e bata bem. Ainda na batedeira, alterne secos e líquidos, colocando o fermento apenas no fi nal. Coloque a mistura em uma forma retangular de 20 cm x 30 cm e leve em forno pré-aquecido a 190 C°, até que a massa fi que cozida e levemente dourada. Quando o bolo estiver assado e já frio, corte os discos com um cortador (ou copo) e reserve para a montagem.

Para fazer o recheio derreta o chocolate branco em micro-ondas ou banho-maria e reserve. Coloque o cream cheese na batedeira e bata até fi car fofo e levemente aerado. Adicione então o chocolate branco derretido e bata por mais alguns minutos.

Montagem: No potinho (taça e copo valem também) alterne em camadas bolo e creme até a superfície. Finalize com confeitos de sua preferência.

ok Sobre a chef: Envolvida com os detalhes de suas criações, a chef Carole Crema é conhecida por dar uma nova      roupagem aos doces tradicionais. É nos programas “Que Seja Doce”, do canal GNT, e também no “Cozinha Caseira”,  do canal Bem Simples (Fox International), que ela compartilha suas técnicas e experiências. Graduada em  prestigiadas escolas de gastronomia em Londres e Milão e autora do livro “O Mundo dos Cupcakes”, Carole adora  criar doces especiais e antecipar tendências: brigadeiro de colher, ovo de Páscoa de colher, cupcakes e whoopies  foram algumas das modas que Carole lançou.

Conheça a La Vie en Douce www.lvddoces.com.br . Rua da  Consolação, 3161 -Jardins – SP / Tel: 11 3088-7172.

Quer mais? Confira abaixo mais duas receitas de Bolo no Pote da chef Carole, nos sabores Coco Gelado e Praliné:

BOLO PRALINÉ NO POTE

Ingredientes

200g de manteiga
220g de açúcar refinado
110g de chocolate em pó
3 ovos
180g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
pitada de sal
200ml de leite
1 colher de chá de essência de baunilha

Preparo:

Bata a manteiga com o açúcar num composto cremoso. Junte os ovos, 1 a 1. Ainda na batedeira, alterne secos e líquidos, adicionando o fermento apenas no final. Coloque a mistura em uma forma retangular de 20 x 30cm e leve para assar em forno pré-aquecido a 190oC até que a massa esteja cozida e levemente dourada. Quando o bolo estiver assado e já frio, corte discos com um cortador (ou um copo)e reserve para a montagem.

BRIGADEIRO DE COLHER

Ingredientes

400g de leite condensado
3 colheres de sopa de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de creme de leite

Preparo:

Coloque todos os ingredientes, exceto o creme de leite na panela e cozinhe mexendo até desgrudar do fundo, ou atingir 105ºC. É importante que o brigadeiro chegue no ponto de enrolar para desenvolver seu sabor e aromas. Quando atingir o ponto, desligue o fogo, adicione o creme de leite e mexa vigorosamente até quase esfriar. Reserve para a montagem.

 CROCANTE DE CASTANHA DE CAJÚ

Ingredientes:
200g de açúcar
50g de castanha de caju

Preparo:
Coloque o açúcar numa frigideira e cozinhe até o ponto de caramelo, não deixe escurecer demais. Quando atingir a cor junte as castanhas e misture bem. Despeje o caramelo numa assadeira untada com óleo ou manteiga e espere esfriar. Corte e quebre em pedacinhos. Reserve para a montagem.

MONTAGEM:
No potinho (taça e copo valem também) coloque em camadas bolo, brigadeiro e crocante e alterne até a superfície. Finalize com o crocante.

BOLO DE COCO GELADO NO POTE   

Ingredientes

5 ovos
500g de açúcar refinado
200ml de leite integral
300g de farinha de trigo
10g de fermento

Calda:
400g de leite condensado
200ml de leite de coco
200ml de leite integral

200g de coco ralado seco para passar

Creme 1:

1 pedaço de bolo gelado de coco
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de leite condensado

Creme 2:

1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 lata de leite
1 colher de sopa de maisena
1 gema

Modo de Preparo:

Calda: Para preparar a calda, misture o leite condensado, o leite de coco e o leite integral.

Bolo: Bata as claras em neve. Ainda batendo, acrescente aos poucos o açúcar, o leite, a farinha de trigo e o fermento. Coloque em forno pré-aquecido a 180ºC até o bolo assar. Ainda quente, fure o bolo e molhe com a calda. Coloque o bolo para gelar, depois de frio, corte o bolo em pedaços e passe-o no coco ralado seco.

Creme1: Para preparar o primeiro creme misture as fatias do bolo gelado de coco (feito acima) com o creme de leite e o leite condensado.

Creme2: Em uma panela, misture a maisena com o leite, acrescente o leite condensado e a gema. Leve ao fogo até engrossar, tire do fogo e deixe esfriar. Pote: Para a montagem do pote, intercale o primeiro creme com o segundo até completar o recipiente. Finalize com um pouco de coco queimado seco.

*Matéria publicada na revista MBigucci News (www.mbigucci.com.br/mbigucci-news)

VEJA mais