Variedades

Gastronomia: Inove na ceia de Natal

Para incrementar sua ceia na noite de Natal, convidamos o renomado chef Alex Caputo, que ensinará duas receitas: Tender ao Molho de Framboesa e Panetone com Sorvete.

“São receitas rápidas, de fácil preparo e acessível a todos”, diz o chef que já ensinou suas receitas em mais de 300 participações em vários programas de TV, na Globo, na Gazeta, Rede Mulher, Rede TV Mais, entre outras emissoras.

Suas receitas são fruto de muita experimentação e toques pessoais de pratos tradicionais, na maior parte, ensinados por seus avós. O chef também assina os cardápios e comanda a cozinha de um hotel do Litoral Norte.
Ao final de cada receita, Caputo também deixa uma dica do melhor vinho para acompanhamento.

Panetone com Sorvete (859,3 kcal)
Ingredientes:
• 1 barra de chocolate meio amargo de 200 gramas
• 1 pote de sorvete de creme de 250 gramas
• 1 panetone de 500 gramas
• Cerejas para enfeitar

Modo de preparo:
Com uma faca, corte a tampa do panetone. Retire o miolo com ajuda da faca, deixando a borda grossa (cerca de 2 entímetros). Misture o sorvete com a massa retirada e coloque dentro do panetone, tampe e leve à geladeira. Derreta a barra de chocolate em banho-maria ou no micro-ondas até ficar bem mole.
Cubra o panetone com o chocolate e enfeite com as cerejas. Leve à geladeira, até servir.

Sugestão de vinho: Aurora
Colheita Tardia

Tender ao Molho de Framboesa (217, 17 kcal)
Rende 8 porções

Ingredientes
• 1 tender bolinha
• 2 colheres de sopa de azeite
• 1 cebola ralada
• 2 colheres de sopa de mel
• Sal e pimenta-do-reino branca a gosto
• 300 gramas de framboesa (pode ser congelada)
• 150 ml de vinho tinto

Preparo:
Para o molho, bata no liquidificador as framboesas (separe algumas para decorar o prato) com o vinho tinto até ficar homogêneo e reserve. Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente a cebola ralada e deixe fritar; adicione o molho reservado, o mel, sal e pimenta. Abaixe o fogo e deixe reduzir lentamente, para engrossar.
Sirva o molho sobre as fatias de tender, com algumas framboesas inteiras salpicadas.

Dica do chef: “O tender é um produto que já vem pronto para o consumo, necessitando apenas de aquecimento. Opcionalmente pode-se fazê-lo também regando com um pouco de vinho branco e pincelando geleia de sua preferência.
Não se esqueça de pré-aquecer o forno antes de assar o tender. Quanto mais alta a temperatura, melhor, pois o calor reterá o suco natural do tender, e isto também vale para qualquer tipo de carne. Mas não se descuide: é preciso verificar a temperatura constantemente para que não asse demais, pois corre o risco de ficar seco”, explica Caputo.

Sugestão de vinho: Conde de Foucauld Espumante Rose Demi Séc

Chef Alex Caputo
www.alexcaputo.com.br
chef@alexcaputo.com.br

VEJA mais