Passo a passo: como utilizar meu FGTS para comprar imóvel?

FGTS para comprar imóvel

A aquisição da casa própria significa a realização de um sonho para a maioria das pessoas. O que nem todos sabem é que essa etapa pode se tornar ainda mais fácil a partir do uso do FGTS para comprar imóvel.

O conhecido FGTS é a sigla para Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ele foi criado para funcionar como uma reserva ao trabalhador que atua com carteira assinada, pago pelo empregador ao funcionário. Ele também pode ser usado na compra do imóvel dos sonhos.

Se você está em busca da própria residência, continue a leitura e saiba mais sobre esse assunto. Vamos lá?

Como saber se o FGTS pode ser utilizado para a compra de imóvel?

Existem alguns requisitos para que o FGTS possa ser usado na conquista da casa ou do apartamento ideal. Por isso, antes de fazer planos, procure saber sobre todos os detalhes dessa transação.

Veja quais são os itens necessários para usar o FGTS:

  • apresentar 3 anos de carteira assinada, mesmo que esse período não seja contínuo;
  • não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) em nenhuma cidade do país;
  • trabalhar ou morar na cidade onde está localizado o imóvel a ser adquirido com o saldo;
  • não ser proprietário, usufrutuário ou promitente comprador de imóvel na cidade ou nas regiões limítrofes.

Como usar o FGTS para comprar imóvel?

Usar o FGTS para esse objetivo não é uma tarefa complexa, mas ela requer alguns detalhes para a efetivação do negócio. Confira um passo a passo para tornar essa compra ainda mais fácil.

Conheça o seu saldo do FGTS

Antes de tudo, o trabalhador deve conhecer o seu saldo para, então, traçar as suas metas. Como o FGTS é um direito de todo empregado com carteira assinada, é possível consultar o valor desse benefício no próprio site do Governo Federal.

Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou o NIS/PIS/PASEP, a data de nascimento e realizar a autenticação.

Veja se o imóvel desejado pode ser comprado com FGTS

A própria Caixa Econômica Federal também já indica as condições para que o imóvel possa ser adquirido com o auxílio do FGTS. A primeira delas refere-se ao valor do empreendimento, que deve ser de até R$ 1.500.000,00, independentemente do estado brasileiro.

Ele também deve ser residencial urbano, apresentar boas condições de moradia e precisa ser destinado à moradia do titular. Ou seja, o comprador apenas pode usar o FGTS para adquirir um imóvel em seu próprio nome.

Também é importante ressaltar que o empreendimento em questão não pode ter sido adquirido com o uso do FGTS nos últimos 3 anos. Esse período é contado a partir do registro na matrícula da casa ou do apartamento.

Conheça as condições de amortização

O uso do FGTS é muito interessante, uma vez que ele pode ser aplicado de 3 formas diferentes, conforme a necessidade do comprador. A primeira delas é destinada ao pagamento à vista, em que o total desse saldo é utilizado na aquisição da casa própria.

Da mesma forma, ele também pode ser aplicado como uma parte do pagamento. Por isso, se você pensa em solicitar um financiamento imobiliário, saiba que algumas parcelas podem ter o seu valor diminuído em até 80%.

A terceira forma, por fim, diminui o número de parcelas a serem pagas, mas o valor mensal é mantido. Dessa forma, é possível amortizar o saldo devedor.

Em quais situações o FGTS não pode ser utilizado?

Também é importante ter em mente que, em algumas situações, o FGTS não pode ser utilizado. A primeira delas é a compra de imóveis para outras pessoas, mesmo que sejam dependentes ou familiares: o imóvel é destinado apenas ao titular da conta.

Contar com o FGTS para comprar terrenos ou materiais de construções também não é possível, bem como para uso na reforma ou aumento do imóvel.

Entender como é possível usar o FGTS para comprar imóvel é essencial para quem deseja adquirir a casa própria. Como esse saldo é direito de todo trabalhador que apresente carteira assinada, saiba que a conquista do empreendimento dos sonhos está mais próxima do que você imagina.

Leia e releia o nosso artigo e anote o passo a passo: conheça o seu saldo, veja se o imóvel desejado pode ser adquirido com o FGTS e solicite o saque. Utilize o FGTS para comprar imóvel e efetive um ótimo negócio! Depois, é só preparar a mudança!

Gostou das informações apresentadas em nosso artigo? Interessantes, não? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais! Os seus amigos podem ter as mesmas dúvidas que você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *