Variedades

Entrevista: Márcio Atalla Saúde & Bem-Estar

 

Ele já foi jogador profissional de futebol pelo Guarani, Ituano e Blacksburg United, nos Estados Unidos, além de preparador físico de atletas de alto rendimento. Hoje, esse mineiro, de Belo Horizonte, também virou celebridade conquistando a simpatia e a saúde de famosos e anônimos com o quadro Medida Certa, no Fantástico. Pós-graduado em nutrição pela USP e um apaixonado por levar qualidade de vida às pessoas, Márcio Atalla aceitou o convite da MBigucci News para responder às dúvidas de nossos clientes e colaboradores. Confira:

 

 

Qual a alimentação ideal antes e depois do treino para perder gordura e ganhar massa muscular? E o que fazer para perder a barriga de “chope”?

Cliente: Antônio Marcos Santos, 43 anos (Marco Zero Premier – São Bernardo-SP)

Atalla: É importante consumir alguma fonte de carboidrato antes da atividade física; isso garante a energia necessária e também a queima de gordura durante o exercício. Após o treino, principalmente para quem quer ganhar massa muscular, é essencial o consumo de proteína. O ideal é fazer uma refeição mais completa, como almoço ou jantar, ou mesmo um sanduiche com uma quantidade razoável de proteína, como queijos e frios. Para reduzir a barriga do chope, treinos curtos e intensos ou intervalados. Está comprovado que esses treinos são os mais eficientes para reduzir a gordura abdominal.

 

Há 3 meses estou sem fazer atividades físicas, somente jogo futebol aos domingos. Estou pensando em comprar uma bicicleta e, pelo menos 2 vezes na semana, ir trabalhar com ela. Pedalar substitui os exercícios da academia e trabalha todos os membros do corpo para manter um peso ideal?

Cliente: Thiago Candido Silva, 27 anos (Realizza – Jd. Santa Cruz -São Paulo)

Atalla: Excelente iniciativa. E ainda é ecologicamente correta. Não só substitui, como pode ser melhor que o exercício programado de academia. Uma pesquisa recente, feita na Austrália, que comparou pessoas que andavam 10 mil passos por dia, ou seja, cerca de 8km, e pessoas que frequentavam academia 3 vezes por semana, durante uma hora, concluiu que os resultados de perfil lipídico (triglicerídeos e colesterol), circunferência abdominal, porcentagem de gordura e glicemia foram melhores para aqueles que caminhavam mais durante o dia todo.

 

Com relação ao uso de suplementos alimentares sem orientação profissional, por exemplo o Wey Protein, traz risco à saúde? E a aplicação de enzimas para redução de gordura localizada, pode trazer algum risco a longo prazo?

Cliente: Alysson Gomes Laureano, 33 anos (Sky Life – São Bernardo do Campo-SP)

Atalla: Não se deve usar nenhum suplemento alimentar sem antes consultar um nutricionista. O whey é uma excelente fonte de proteína, mas para saber se ela é realmente necessária, uma consulta com especialista é fundamental. Quanto às enzimas e à gordura localizada, ou à qualquer gordura corporal, só existe um meio de reduzi-la: fazer atividade física regular e cuidar da alimentação. Qualquer coisa diferente disso é ineficiente, perigoso ou mentiroso.

 

Os famosos shakes realmente ajudam na reeducação alimentar e a perder peso? Posso substituir almoço ou jantar sem medo?

Colaborador: Murilo Cuelbas, 19 anos (Depto. Cobrança MBigucci)

Atalla: Não acredito que usar shakes seja uma decisão sábia, ainda mais a longo prazo. Consumir um shake no lugar da refeição é como colocar todo e qualquer alimento no papel de vilão. Além disso, não aprendemos a comer, a escolher de forma saudável os alimentos e muito menos a ter controle sobre o que vamos comer. Ainda assim, os shakes e suas várias vitaminas não nutrem de forma adequada o nosso corpo, pois o excesso de vitaminas e minerais acaba por anular a absorção da maioria deles. Escolha seus alimentos com inteligência e equilíbrio. E claro, lembre que comer também é fonte de prazer.

 

Tenho dificuldade em ficar parado na academia fazendo musculação ou esteira/bicicleta. Se eu substituir a academia por esportes como natação, lutas, squash, terei o mesmo efeito na questão da saúde e de um corpo melhor?

Colaborador: Eduardo de Oliveira, 22 anos (Depto. de Contabilidade MBigucci)

Atalla: Com certeza. Duas coisas são fundamentais para que a atividade física seja benéfica à saúde: o prazer e a regularidade. No seu caso, certamente você vai conseguir os dois.

 

O que é bom para câimbras e porquê elas ocorrem? O consumo de bananas é lenda?


Colaboradora: Mônica Acêncio, 45 anos (Depto. Contabilidade MBigucci)

Atalla: É lenda sim. A quantidade de potássio que tem na banana não é significativa para curar câimbras. Ela acontece por causa da desidratação ou por conta do excesso de força e intensidade do exercício. Tente analisar qual é o seu caso, e procure hidratar-se melhor e perceber sua sensação de esforço.

 

Quais as atividades físicas mais indicadas para pessoas com histórico de doenças “da idade” (atrite, artrose… )

Corretora: Vânia Maria, 58 anos (Depto: Vendas MBigucci)

Atalla: Atividades que promovam ganho de massa muscular e que tenham pouco impacto. Pilates, ginástica funcional, caminhada, natação, são alguns exemplos.

 

Para hipertrofia, o correto é correr na esteira antes ou depois da musculação?

Colaborador: Lucas Striani, 27 anos (Depto. Vendas Online MBigucci)

Atalla: O treino deve ser priorizado pelo objetivo de cada um. Se você quer hipertrofia, deve treinar força antes do treino aeróbico, sua performance será melhor, já que seu corpo está descansado.

 

É interessante se alimentar antes dos treinos? Caso isso não ocorra, a perda de massa pelo esforço físico, será de massa magra?

Colaborador: Marcelo Bigucci, 33 anos (Depto. Marketing MBigucci)

Atalla: Sim, isso mesmo. Sem a energia do alimento, o corpo procura o glicogênio que está nos músculos, e com isso degrada a massa muscular.

 

É possível perder medidas ou peso com rapidez apenas com a drenagem-modeladora, sem dietas mirabolantes?

Colaboradora: Letícia Sarsetta, 19 anos (Depto. Atendimento MBigucci)

Atalla: De jeito nenhum. A única maneira de perder peso e medida é fazendo atividade física regular e se alimentando de forma equilibrada. Use a massagem para relaxar e esqueça as dietas mirabolantes!

 

É mais saudável comer salada antes, durante ou após a refeição? Para quem faz dieta tem alguma regra? O limão, por ser ácido, ingerido antes da refeição ajuda a queimar a gordura do corpo?

Colaboradora: Thaís de Oliveira, 27 anos (Depto. Cobrança MBigucci)

Atalla: A salada antes da refeição é uma boa tática porque já acalma a fome, e podemos montar o prato principal com mais controle. O limão e nenhuma outra fruta são capazes de queimar gordura do corpo. Inclusive, se consumido de estômago vazio, de maneira repetida, pode provocar irritação e acidez.

 

Saiba mais

www.marcioatalla.com.br

Livros: Sua vida em Movimento – Ed. Paralela; Medida Certa, Como Chegamos Lá (coautor com Renata Ceribelli e Zeca Camargo) – Ed.Globo; Segredos do GNT para seu Bem Star – Ed. Globo

VEJA mais