Decoração, Utilidade Pública

Dicas para escolha de cortinas

Como escolher o tecido? Salas e quartos sem cortinas ou persianas são incompletos, sem graça, quase hostis. Ou seja, toda janela merece esse carinho. O grande pulo do gato aqui é a decisão entre os tecidos – mais leves ou mais pesados – e os modelos – com pregas, franzidas, com alças, retas.

por Ampalu Interiores

Como escolher o tecido?

Salas e quartos sem cortinas ou persianas são incompletos, sem graça, quase hostis. Ou seja, toda janela merece esse carinho. O grande pulo do gato aqui é a decisão entre os tecidos – mais leves ou mais pesados – e os modelos – com pregas, franzidas, com alças, retas.

Primeiro exercício: pense se o ambiente pode e deve receber luz natural o tempo todo ou se você precisa que, em alguns momentos do dia, ele permaneça escuro. Normalmente, as salas de estar são lugares que pedem o máximo de luz natural. Quartos e home theaters talvez precisem de escuridão durante o dia. No primeiro caso, portanto, as cortinas devem ser de tecido leve, como voal, linho, seda e algodão. No segundo caso, o importante não é a escolha do tipo de tecido, que pode ser o que mais agradar ao morador, mas o uso de um forro do tipo blecaute.

Como combinar estampas?

São elas, as estampas, que vão deixar o seu ambiente personalizado. Uma orientação é infalível: quando usar dois tipos diferentes de estampas, cuide para que elas tenham uma ou duas cores em comum. Quanto mais tons semelhantes, mais harmoniosa ficará a composição. Assim, se você tem almofadas floridas com um fundo rosa, a mesma cor pode estar na almofada listrada ao lado. Há outras regras simples:

• Some xadrez, floral e listrado e o resultado será feliz, desde que, como já foi dito, mantenha-se um padrão de cor. Jogar com tons variados resultaria em um ambiente mais criativo, mas isso é tarefa para profissionais.

• Para conferir a harmonia de cor e estampa e perceber a variedade de tramas, monte sua cartela de tecidos. Com exceção de alguns produtos caríssimos, as lojas oferecem retalhinhos para os clientes. Colocando-os lado a lado você tem uma noção sobre o efeito que causam.

• Atenção às proporções: desenhos grandes vão bem especialmente em estofados grandes. Já desenhos miúdos caem bem tanto em estofados de dimensões maiores como nos de tamanho reduzido.

• Analise o estilo da peça em questão e tente se nortear por ele. Para uma poltrona de linhas retas, por exemplo, esqueça os românticos tecidos florais.

• No quarto infantil, vale ousar: misture xadrez, poás e florais, desde que uma única cor prevaleça. Branco como pano de fundo ajuda nessas composições.

Patricia Cabral, Proprietária da Ampalu Interiores

VEJA mais