Decoração

Dicas de Decoração: Cozinha Americana

Presente em grande parte dos apartamentos, esta integração entre cozinha e sala fica ainda mais prática e aconchegante, seguindo com alguns cuidados. Confira as dicas que arquiteta Cláudia Gouvea, da UMM Arquitetura, preparou especialmente para os clientes da MBigucci:

A cozinha americana é um recurso que surgiu no século XX. Não há divisão de paredes, o que existe é um balcão para delimitar o espaço físico entre a cozinha e a sala. A maior vantagem é a impressão de um espaço maior, além da integração entre os ambientes. O morador pode estar cozinhando e conversando com as visitas, ou estar cozinhando e assistindo TV – deixando a cozinha como parte da área social da casa. Assim, a decoração desse ambiente ganha destaque nos projetos que contemplam as cozinhas americanas.

Como o objetivo é integrar os ambientes, é importante que os materiais de acabamento utilizados – pisos, revestimentos, tampos, marcenaria – “conversem” com os materiais utilizados na sala, sem esquecer da praticidade que o ambiente da cozinha necessita – facilidade de limpeza e manutenção. Em muitos casos, utiliza-se o mesmo piso na cozinha e no living. Em outros, materiais que esteticamente se complementam (como no exemplo da cozinha em pastilhas pretas).

Se falarmos em desvantagens no uso das cozinhas americanas, podemos citar a redução do espaço para instalação de armários; em alguns casos, ficamos apenas com o gabinete abaixo da pia.

Para quem cozinha com muita frequência, é importante pensar em um sistema de exaustão eficiente.

Outra dica é posicionar o sofá logo após o balcão, assim deixamos  a TV bem na frente de ambos, o que beneficia tanto quem está no sofá vendo seu  programa predileto como quem prepara os alimentos ..

A integração do apartamento é total e permite, caso necessário, a utilização de banquetas embaixo do balcão

 

VEJA mais