MBigucci, Utilidade Pública, Variedades

Dica: Pele + Sol = Cuidado!

verao  Com a chegada do verão, férias, praia e sol, muitas pessoas já pensam em pegar aquele    “bronze”, mas, vá com calma. A exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol, sem       proteção ou cuidado, é um grande risco para sua saúde, principalmente, para a pele.

 De acordo com a dermatologista Adriana Awada, a primeira providência é não esquecer o  protetor solar. Ele deve ser aplicado diariamente pela manhã e reaplicado a cada duas  horas ou sempre que transpirarmos em excesso ou mergulharmos no mar e na piscina. “É  muito importante também que você escolha um protetor solar adequado ao seu tipo de pele,  oleosa, mista ou seca (veja o quadrinho) ”, recomenda. Os filtros podem ser com ou sem  cor.

  Hidratar a pele no verão, não significa só passar  cremes  hidratantes após o sol, significa   também  beber muita água.  “O ideal é de 2 a 3 litros de água  por dia para hidratar a pele,     pois o calor do verão  favorece a perda de água por  transpiração e seu corpo   pode ‘suar’      até dois litros por dia. A  pele deve estar bem hidratada também para não manchar com o    sol”, explica Awada.

A dermatologista também indica que o consumo de alimentos leves, como frutas e legumes podem ajudar: “Os que contêm carotenoides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, além de protegerem do câncer, deixam a pele mais bronzeada”, comenta.

E para você que está lendo esta matéria só depois que já abusou do sol e ficou com manchas na pele, a dra. Awada indica não tomar mais sol sobre a pele manchada e procurar o quanto antes seu dermatologista para saber como cuidar. “Existem muitos tratamentos para recuperar a pele, mas, somente uma avaliação clínica irá indicar o melhor para cada caso”.

IMPORTANTE: A dra. Awada lembra que é importante evitar de tomar sol entre 10h e 16h            (horário e verão) e lembre-se que a exposição excessiva ao sol é a principal causa de câncer de pele. 

 Acerte no protetor: 

– Peles oleosas – use filtro em gel, sem álcool.

– Peles mistas – escolha um filtro em sérum ou fluido.

– Peles secas – filtro em creme.

0024

*matéria publicada na revista MBigucci News

VEJA mais