Decoração, Utilidade Pública

Decoração: Iluminar para diferenciar

Pequenos detalhes na iluminação fazem a diferença na hora de decorar um ambiente.

Exemplo de iluminação no apartamento decorado do Ed. Picasso

Pequenos detalhes na iluminação fazem a diferença na hora de decorar um ambiente. Confira as dicas da MBigucci para cada ambiente:

 

 

Sala de estar – Basta uma luz central para iluminar todo o ambiente, mas é interessante também utilizar luzes periféricas, como as de abajures ou luminárias pontuais para o espaço ficar mais aconchegante.

Sala de jantar – Uma luz pendente sobre a mesa é a dica para este ambiente. Ela deve ficar com uma distância mínima de 70 cm entre a mesa e a luminária para evitar sombras.

Banheiro – Spots acima do espelho provocam sombra e atrapalham na hora de barbear ou maquiar. Em geral, os banheiros possuem janelas pequenas, por isso é importante que o local seja bem iluminado.

Escritório – Em uma residência, o escritório deve ter uma iluminação direta sobre a área de trabalho.

Quarto de criança – Podem ser usados plafons (luminárias fixas no teto) ou luminárias suspensas que deixam a iluminação difusa e agradável.

Cozinha – Deve-se usar luz fria, que ajuda na economia de energia e torna a área de trabalho bem visível.

Quarto – Os quartos merecem uma iluminação central (direta ou indireta) e também luzes periféricas, como abajures para dar um ar de aconchegante e de penumbra.

VEJA mais