Decoração de apartamento: 7 dicas para decorar o seu primeiro imóvel!

decoração de apartamento

Realizar o sonho da compra do primeiro imóvel é uma conquista que chega com uma importante preocupação: a transformação do lugar para que fique aconchegante e charmoso. Ao pensar na decoração de apartamento, é importante ter em mente que uma ambientação bem pensada deixa o espaço com muito mais estilo e otimização. O melhor? É possível fazer com que cada cômodo esteja do jeitinho que você sempre idealizou.

Para que o apartamento atinja às suas expectativas no quesito design interno, vale contratar um profissional especializado ou colocar a mão na massa e planejar tudo por conta própria. Não importa a fórmula: de todos os jeitos, é o seu olhar de proprietário que vai garantir que o resultado esteja alinhado às suas necessidades.

Contrato assinado com uma construtora de confiança ou no caminho para isso? Então, está na hora de pensar na decoração do apartamento. Separamos 7 dicas essenciais para que você tenha o lar dos sonhos!

1. Planeje de maneira estratégica a decoração

Investir na decoração do apartamento é um cuidado que faz toda a diferença. Ao pensar no seu primeiro imóvel, certamente você avaliou as suas necessidades (e dos demais moradores), além dos detalhes que são indispensáveis.

A primeira etapa da fase de ambientação deve ser pensada como um momento de pesquisa e inspiração. Para isso, aproveite para mergulhar no mundo do design de interiores.

Para se inspirar, você pode:

  • visitar feiras de decoração;
  • passear por lojas de móveis;
  • conversar com especialistas na área;
  • seguir decoradores nas redes sociais.

Outra dica importante para decorar o primeiro apartamento (mas que vale para qualquer fase de renovação) é criar uma conta no Pinterest. A rede social de compartilhamento de fotos é o melhor lugar para compilar referências e refletir sobre o que faz os seus olhos brilharem. Por lá, você encontra muitos imóveis lindos e descolados.

2. Defina as cores e texturas

Depois de trocar ideia com todos os moradores e refletir sobre a reestruturação visual do imóvel, você deve decidir quais cores serão utilizadas na ambientação do apartamento. Até mesmo se a sua vontade é fazer uma decoração barata, é possível conseguir ótimos resultados apenas pintando algumas paredes estratégicas.

Lembre-se, porém, de que cada tipo de cor tem um impacto no imóvel. Por isso, veja o que mais está adequado ao seu estilo. Algumas dicas sobre o uso cores na decoração:

  • tons terrosos deixam os ambientes mais aconchegantes;
  • tons de azul remetem à paz e tranquilidade;
  • cores vibrantes ou escuras devem ser aplicadas em paredes pontais.

Mas nem só de cores é feita a decoração de apartamento. Fique de olho também nas texturas. É possível deixar um cômodo muito mais impactante ao aplicar um acabamento diferenciado.

3. Capriche no uso do espaço disponível

Não importa o tamanho do seu primeiro imóvel. Saiba que é possível conseguir um ótimo resultado com alguns cuidados na ambientação. Para isso, faça um uso inteligente dos espaços disponíveis.

Móveis planejados são um investimento: um cuidado que faz muita diferença na cozinha, no quarto e até mesmo no escritório. Mas da mesma forma que você refletiu bastante para encontrar uma construtora de confiança, é preciso também acertar na seleção dos parceiros.

No mais, veja bem qual será o planejamento para cada ambiente. Registre tudo, reflita e tente visualizar na prática como vai funcionar a rotina da família na nova casa. Isso vai ajudar bastante no resultado final, não tenha dúvida!

4. Prefira móveis de qualidade

Você adquiriu o primeiro imóvel e, para isso, fez um investimento. Agora é a hora de caprichar na seleção dos móveis para a decoração do apartamento. Encare a etapa como dar alguns toques finais do ambiente. Afinal, você já pensou na maneira mais estratégica de aproveitar os cômodos e escolheu as cores! Por isso, volte nas suas pesquisas iniciais e decida em quais lojas você vai, de fato, fazer a compra dos móveis.

Em vez de adquirir muitos itens, prefira fazer uma compra inteligente. Avalie o preço, claro, mas fique de olho na qualidade e no acabamento dos produtos. Pense que sofás, mesas e cadeiras vão acompanhar a sua família por muito tempo. Além disso, móveis bons são mais seguros, não é mesmo?

5. Abuse da criatividade

Por mais que as referências auxiliem e sejam um norte interessante para a decoração de apartamento, saiba que a sua criatividade não pode ser deixada de lado. É hora de colocar a sua alma no local e criar laços mais profundos com ele.

Ao dar os toques finais, pense bastante no seu estilo pessoal e no gosto da sua família. Aquelas fotos de momentos especiais, lembranças de viagem ou mesmo itens artesanais são o que deixam a casa com um jeitinho de lar! Então, use a sua criatividade e faça você mesmo a sua decoração

6. Adicione plantas

Seja na compra de um imóvel novo ou usado, o verde das plantas faz toda a diferença. Elas deixam o ambiente mais leve, arejado e trazem vida para o local. Por isso, alguns vasos de flor ou mesmo cactos na decoração do apartamento podem conferir um toque extra de alegria.

Aliás, existem alguns benefícios que vão além da ordem estética. Especialistas em decoração afirmam que as plantas renovam o ar do ambiente, assim como auxiliam no aumento da umidade do cômodo. Tudo de bom, não é?

7. Dê um toque de personalidade

Com todos os móveis no seus devidos lugares, paredes pintadas e a casa em ordem, lembre-se também de adicionar a sua personalidade na decoração. É questão de trazer registros para as paredes e incluir bastante vida em cada ambiente.

É um ponto que está diretamente ligado à questão da criatividade. Mas é sempre essencial ressaltar que, muito além dos ambientes perfeitos de revista, a casa precisa trazer alegria, paz e sossego para todos os moradores.

Enfim, no planejamento da decoração de apartamento, você já sabe que é essencial organizar os pensamentos, inspirar-se, abusar da criatividade e dar preferência para móveis de alta qualidade. Acima de tudo, é muito válido pensar no design, mas também no conforto e na praticidade para toda a família (e até para os animais).

Existem poucas coisas mais incríveis do que a conquista do seu primeiro imóvel — e agora você já sabe tudo o que é essencial para colocar em prática a decoração de apartamento.

Quer outras dicas além de saber como fazer a decoração de apartamento? Siga as nossas páginas nas redes sociais — estamos no Facebook, LinkedIn e Twitter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *