MBigucci

Criatividade e empreendedorismo: Marcelo Bigucci

Uma empresa de sucesso se faz com uma diretoria criativa e com visão de futuro, é o que nos mostra o diretor de Marketing da MBigucci

Há 22 anos na construtora, Marcelo Bigucci começou a ‘trabalhar’ ainda criança. “Foi no dia 19 de agosto de 1991. Eu tinha 11 anos. Na verdade, meu pai (Milton Bigucci – fundador da MBigucci) chamou o meu irmão, Marcos, com 13 anos na época, para aprender a trabalhar, mas como nós ficávamos o dia inteiro juntos em casa, uma semana depois eu também estava na empresa”, recorda Marcelo. O registro na carteira veio aos 12 anos (quando ainda era permitido).

O diretor, assim como todos os demais diretores da MBigucci, começou como office boy. “Minha primeira chefe foi a Kátia Kemos (atual gerente financeira).  Lembro que eu tinha de pegar ônibus, ir ao banco, pagar contas. Na época a empresa ainda era pequena e não existia motoboy. Geralmente eu ia para a Av. Paulista e para a Praça da Sé, o ônibus era o 52, nunca vou esquecer.” Mas no começo, o diretor teve uma ajudinha: “dependendo do lugar que eu ia, minha mãe ficava com dó e pedia para o meu avô (pai de Milton Bigucci) me levar de carro, sem o meu pai saber. Nesses dias eu era office boy de luxo, brinca Marcelo”.

Como todo office boy, Marcelo também passou por vários apuros, que mais tarde viravam piadas: “Uma vez eu tinha de ir ao banco Safra, que era na esquina da R. Marechal Deodoro com a Praça Santa Filomena em SBC. Desci do ônibus quase em frente ao local, mas caí na besteira de perguntar aos outros boys onde ficava a Santa Filomena. Resultado: acabei andando até o Terminal Ferrazópolis e voltando a pé (5 km). Quando achei o banco, já estava fechado e não fiz o trabalho…. Imagina a bronca que eu levei. Mas foi por esses e outros cases que eu aprendi a ser responsável e profissional.”

Entre muito aprendizado, brincadeiras e broncas, três anos depois Marcelo foi trabalhar em um estacionamento da família, na Rua Caraibas, em São Bernardo. “De manhã eu estudava e à tarde eu controlava a entrada e saída de carros.” Aos 16 anos voltou para o escritório da MBigucci, como auxiliar dos departamentos.

“Aos 17 anos, parei de trabalhar e estudar e fui jogar futebol profissionalmente. Joguei pelo São Bernardo, depois na MLS (Liga profissional dos Estados Unidos) e no Pescara, na época time da segunda divisão na Itália. Tive algumas contusões e cirurgias e acabei voltando para o Brasil. Desisti da carreira de jogador dois anos depois e voltei para a faculdade de engenharia, que eu tinha trancado.”
Criativo, empreendedor e brincalhão, Marcelo ainda passou por novos desafios até descobrir qual sua verdadeira praia.  “Fui trabalhar na construtora Gafisa como estagiário de engenharia. Nessa época, realmente comecei a entender o que era trabalho e responsabilidade. Aprendi muitas coisas lá, que acabei implemementado na nossa empresa.”

Em 2001 Marcelo voltou para a MBigucci, também como estagiário de obras. “Em 2003 me formei engenheiro civil, mas acabei saindo da área, pois não era minha praia mesmo”, conta. Neste meio tempo ele também foi responsável pelo Depto. de Manutenção pós-obra.
Seu talento e visão empreendedora despertaram mesmo após uma reestruturação interna da empresa, em 2005, quando foi criado o Depto. de Marketing, que ficou sob sua responsabilidade. “Aqui eu me encontrei”, ressalta.

Como diretor do Marketing Marcelo criou diversas ações dentro da empresa, dentre elas: a Revista MBigucci News; a comunicação interna (com boletins eletrônicos semanais, informes onlines, quadros murais e campanhas internas de motivação);  o marketing de relacionamento com o cliente, buscando sempre uma comunicação eficaz, ágil e transparente. “Hoje temos 106 pontos de relacionamento com o cliente, desde quando ele assina o contrato, até o pós-chaves”, explica.


Paralelamente ao Marketing, Marcelo também colocou em prática seu lado empreendedor, que puxou do pai. É ele quem prospecta e cuida dos investimentos da empresa em negócios não ligados à construção, desde franquias, restaurantes, site de compras coletivas, baladas, alguns destes até hoje. Outra área que Marcelo assumiu com sucesso na empresa foi o setor de Locação. “Até agora nenhum deu prejuízo”, brinca o diretor.

Baladeiro e esportivo nato, Marcelo adora agregar os amigos e os colaboradores da empresa em eventos, happy hours e jogos. “Adoro vida social intensa. Esses relacionamentos influenciam 100% na minha vida profissional, nos negócios que prospecto, por isso valorizo muito minha hora fora do escritório também”.

Além da criatividade e do empreendedorismo, sua outra praia é mesmo na areia: “Jogo futevôlei 4 vezes na semana, sou diretor da modalidade no Clube Atlético Ypiranga, além de diretor da Federação Paulista de Futevolei”. E haja fôlego, pois Marcelo é o tipo paizão e não abre mão de ficar com a família: a esposa Karina e os filhos Arthur e Isabella.


“A MBigucci me trouxe tudo. Aqui aprendi a ser responsável,  a entender o valor das coisas, a ser um verdadeiro profissional. Vejo o futuro da empresa cheio de oportunidades. Estamos no caminho certo em um crescimento contínuo. Vou trabalhar para que a MBigucci vire uma empresa centenária.”

É de pessoas assim: criativas e empreendedoras que a MBigucci é feita!

VEJA mais