8 dicas essenciais de como encontrar construtoras de confiança

Construtoras de confiança

Para quem quer trocar de imóvel ou realizar o sonho da primeira casa, as perspectivas são animadoras. Com as taxas de financiamento mais atrativas e expectativa de crescimento, o mercado de imóveis começa a dar sinais de retomada.

Você já deve saber que o planejamento é essencial para uma compra de sucesso. A boa organização financeira inclui o controle de receitas e, principalmente, das despesas, corte de despesas desnecessárias e muita disciplina para poupar.

Mas, de nada adianta tomar todos esses cuidados se você não escolher uma construtora idônea, que ofereça serviços com excelência. Para ajudar você tomar a decisão certa, separamos este guia com 8 dicas de como encontrar construtoras de confiança. Confira!

1. Analise o histórico da construtora e a sua reputação

A imagem que a construtora tem no mercado e a saúde financeira da empresa são indicadores de segurança e confiança. Por isso, é importante pesquisar números como:

  • total de unidades vendidas;
  • tempo de atuação no segmento;
  • quantidade de prêmios de reconhecimento.

Investigue também informações sobre endividamento e ocorrência de atraso nas entregas. Use a Internet para pesquisar todos esses dados, pois ela será sua melhor aliada. Aproveite para analisar quais são os canais de atendimento ao cliente e o nível geral de satisfação dos consumidores.

Pesquise as reclamações, incluindo as etapas de pós-venda e pós-ocupação. Muitas pessoas usam as mídias sociais para dar feedbacks sobre produtos e serviços. Por isso, não se esqueça de checar os perfis da construtora e monitorar as avaliações.

Nesse ponto, tenha em mente que muitas das reclamações não refletem o serviço da empresa em sua totalidade — se ela tiver poucas indicações de problemas, isso pode significar casos isolados.

2. Visite as obras anteriores

Conferir as obras sob responsabilidade da empresa é uma das principais medidas para atestar a qualidade dos acabamentos e da estrutura geral dos empreendimentos.

Fique atento ao andamento do projeto e se a fase da construção está condizente com o prazo de entrega da propriedade — geralmente, os sites trazem esse tipo de informação.

3. Conheça a sede da construtora

Ao fazer uma visita à sede, além de verificar a existência dela, você terá oportunidade de avaliar o atendimento e a estrutura da construtora.

Quando for ao local, observe o funcionamento da empresa em geral: atendimento, cordialidade e eficiência dos funcionários. Não esqueça que, mesmo após a entrega do imóvel, você provavelmente manterá algum contato com a construtora — e as corporações de excelência sempre prezam pela satisfação do cliente.

4. Verifique certificados de qualidade

A credibilidade e a solidez de uma empresa também são verificadas pelos selos que ela conquistou. Há vários certificados de qualidade e segurança no segmento da construção civil.

A certificação ISO 9001 é um bom exemplo de reconhecimento relevante. Ela atesta que a construtora atingiu todos os requisitos de qualidade solicitados, que englobam todo o processo e não apenas o produto final.

5. Fique atento às ações de sustentabilidade 

Uma instituição que respeita o meio ambiente e pensa no futuro das gerações dá sinais de que o nível de comprometimento com a sociedade vai além dos produtos que ela comercializa. Portanto, fique atento às ações de sustentabilidade praticadas pela construtora que deseja contratar.

Não por acaso, os projetos das construtoras de confiança levam em conta a preservação de áreas verdes, o reuso de água, o uso de iluminação eficiente e de sensores de presença. São medidas aparentemente simples, mas que favorecem o desenvolvimento consciente e sustentável.

A construtora MBigucci, por exemplo, contribui nesse quesito com o projeto Big Vida, uma iniciativa que impõe o uso de equipamentos sustentáveis em suas obras, gerando ganhos para o meio ambiente, preservação e economia nos condomínios.

6. Converse com compradores de empreendimentos entregues

Ninguém melhor que um comprador, com a experiência de ter adquirido um imóvel entregue, para dar dicas e relatos sobre o comportamento da construtora. Tente falar com pelo menos três clientes e investigue as seguintes informações:

  • cumprimentos de prazos;
  • materiais utilizados de acordo com o memorial descritivo;
  • ocorrência de contratempos e solução dos mesmos;
  • suporte e atendimento dos funcionários da empresa;
  • condições de limpeza dos imóveis na entrega.

7. Pesquise a regulamentação da obra

Fique de olho se o empreendimento que você está interessado em adquirir já foi aprovado pela prefeitura da sua cidade. Certifique-se também de que a incorporação está registrada no Cartório de Registro de Imóveis. A conclusão das etapas do processo não deve ser negligenciada!

Após a verificação da regulamentação, peça o memorial descritivo da obra. Nesse documento constam todos os detalhes do projeto a ser realizado, desde estruturas, materiais de acabamentos até instalações. Além disso, ele promove segurança para o cliente, contribuindo com o estabelecimento da confiança na relação com a construtora.

8. Lembre-se de avaliar formas de pagamento

Uma última dica importante e que não poderia ficar de fora é relacionada ao pagamento. Se a sua opção for financiamento, não deixe de consultar as condições de negociação diretamente com a construtora. Dependendo da situação e dos valores que você tem disponível, a contratação direta torna o processo muito mais fácil e ágil. Assim, facilita ainda mais a sua aquisição!

A compra de um imóvel é a realização de um sonho. A escolha de construtoras de confiança vai fazer toda diferença em todo o processo. Por isso, tenha muita paciência e cautela para que a sua conquista ultrapasse a esfera material, promovendo qualidade de vida para você e toda sua família.

A construtora MBigucci está no mercado imobiliário há 35 anos e conta com ofertas de empreendimentos modernos e inovadores que atendem a diferentes públicos. Entre em contato com um de nossos especialistas e escolha o imóvel ideal para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *