Big Riso

Conheça um pouco mais o Big Riso

O Programa: Responsabilidade Social

O Big Riso é um programa de responsabilidade social da construtora MBigucci, onde colaboradores da empresa se caracterizam de palhaços e realizam, voluntariamente, em horário de expediente e com todo o apoio da MBigucci, visitas a setores de oncologia pediátrica de hospitais públicos.

O trabalho foi colocado em prática oficialmente no dia 8 de novembro de 2004, na ala do Ambulatório de Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC, localizado em Santo André-SP. O objetivo do Big Riso é ajudar a melhorar a qualidade de vida de crianças com câncer que estão em tratamento médico. Para isso, os palhaços levam a terapia do riso, com brincadeiras, mágicas, alegria, além de muito amor e carinho.

Em 2006 o Big Riso foi convidado a estender sua atuação também para o Hospital Estadual Mário Covas (Santo André) e, em 2008, para o Hospital do Servidor Público Estadual (São Paulo). Desde o início do trabalho, o grupo já realizou mais de 500 visitas, beneficiando mais de 5 mil crianças, adultos e adolescentes.

O Big Riso é um trabalho totalmente voluntário e gratuito.

Desde 2004 o Big Riso já realizou cerca de 500 visitas, beneficiando mais de 5 mil crianças.

Como funciona?
Os voluntários do Big Riso realizam visitas:

• No Ambulatório de Oncopediatria da Faculdade de Medicina do ABC (Av. Lauro Gomes, 2.000 – Vila Sacadura Cabral – Sto André – SP)
Às segundas-feiras de manhã

• No Hospital do Servidor Público Estadual – Ala de Oncologia Pediátrica (R. Pedro de Toledo, 1.800, Vila Mariana – São Paulo – SP)
Às segundas-feiras de manhã

• No Hospital Estadual Mário Covas – Setor de Oncopediatria (R. Dr. Henrique Calderazzo, 321 Santo André – SP)
Às quartas-feiras à tarde

O Big Riso foi idealizado por Roberta Bigucci (diretora da MBigucci), que desde sua adolescência animava festas nos fins de semanas e também realizava visitas a empresas e orfanatos. “Descobri o que eu realmente queria fazer, quando assisti o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso, cujo personagem principal, um estudante de medicina interpretado por Robin Williams, entra em um hospital vestido de palhaço e alegra as crianças internadas”, lembra Roberta. No filme, Patch Adams se mostra pioneiro na ideia de que os médicos devem tratar as pessoas e não apenas as doenças, utilizando o amor, o carinho e a alegria como estratégia.

Para montar o grupo, Roberta contou com a ajuda de Maria Cecília de Sousa de Freitas e de Mônica Elaine Binda, colaboradoras da MBigucci, que tinham o mesmo objetivo de trabalho voluntário. Elas exibiram o filme do Patch Adams na empresa, entusiasmando também outros colaboradores.

“A primeira oportunidade do Big Riso surgiu em 2004, quando fui entregar o livro Somos Todos Responsáveis, escrito por meu pai, para Clotilde Dib que é presidente da AVCC (Associação de Voluntários no Combate ao Câncer) e perguntei se poderíamos atuar na instituição.
Ela, de imediato, aceitou e nos abriu as portas junto ao dr. Jairo Cartum, que coordena a Oncopediatria na Faculdade de Medicina do ABC”, conta Roberta.

Desde então, a diretora da MBigucci atua com os demais voluntários como a palhaça Spiningrifka Pirulito. “O objetivo é fazer com que a criança esqueça que está doente. Para nós, o maior reconhecimento é quando os médicos nos chamam dentro da sala, na hora que estão realizando algum procedimento, porque sabem que a criança irá se distrair”, revela Roberta.

Hoje, o Grupo Big Riso é reconhecido pelas atividades que seus integrantes desempenham de forma atuante e que contribuem para a melhora na qualidade de vida dos pequenos pacientes.

VEJA mais