Comprar imóvel, Mercado Imobiliário

Comprar para alugar um imóvel é uma boa iniciativa de investimento?

Comprar para alugar

Dentro do mercado de investimentos, a aplicação em imóveis tem excelente reputação. E isso não é a toa: trata-se de uma excelente forma de construir um patrimônio seguro e lucrativo, pois alia estabilidade e uma das melhores taxas de retorno. Com a retomada da economia e o aquecimento do mercado imobiliário, comprar para alugar se tornou um investimento ainda melhor.

Se você ainda está em dúvida se essa é realmente uma boa iniciativa de investimento, não deixe de acompanhar este artigo. Aqui, você descobrirá as principais vantagens de aplicar seu capital em um empreendimento imobiliário e entenderá o porquê de essa ser uma alternativa bastante rentável.

Valorização

Devido à alta demanda por imóveis, o setor é o que menos sofre em épocas de crise. Aliás, de forma geral, apresentam valorização constante, pois o preço do metro quadrado construído tem aumentado. Para garantir isso, é importante escolher um empreendimento com boa localização, cuja região esteja recebendo melhorias governamentais e da iniciativa privada, como shoppings, parques, empreendimentos imobiliários novos, entre outros.

Outro ponto que interfere diretamente na valorização é a estrutura do imóvel. Portanto, mantenha-o sempre conservado e, sempre que necessário, realize reformas ou adaptações para que atenda com perfeição às necessidades do perfil de locatário que pretende atingir.

Segurança financeira

A segurança é o principal fator levado em consideração pelos investidores ao escolher uma forma de aplicar o capital. Ao contrário do mercado de ações que apresenta variações e riscos grandes, o investimento em imóveis é estável e oferece proteção com relação à inflação.

Isso significa que a tendência é você preservar ou aumentar o valor investido. Ou seja, você não verá seu dinheiro ser desvalorizado de uma hora para outra.

Liquidez

A liquidez de um investimento significa a facilidade com que o ativo pode ser convertido em dinheiro. Com relação ao mercado de imóveis, a liquidez é alta. Isso se deve ao fato de que todas as atividades da nossa vida estão ligadas a imóveis. Moradia, trabalho, serviços e comércios que frequentamos: todos são imóveis.

Desse modo, a demanda por empreendimentos é constantemente alta. Mesmo que a sua intenção inicial seja comprar para alugar, caso você necessite, conseguirá vender rapidamente a propriedade e transformar esse ativo em dinheiro.

Manutenção do imóvel

Deixar um imóvel desocupado é a garantia de despesas com manutenção e taxas. Ao alugá-lo, todos os gatos (inclusive taxa de condomínio) ficarão sob responsabilidade do inquilino.

Os contratos de aluguel geralmente são feitos a partir de 12 meses. Dessa maneira, o locatário ficará responsável por manter o imóvel funcional e em bom estado durante todo esse período.

Além disso, conforme a Lei do Inquilinato, ao final do contrato de locação, o inquilino é obrigado a devolver o imóvel nas mesmas condições em que o recebeu. Isso garante que sua propriedade não será danificada.

Construção de patrimônio

A maioria dos investimentos só se materializa no papel, como ações, compra de dívidas públicas, títulos de capitalização. Por sua vez, um imóvel é um bem tangível e que pode ser utilizado de diversas formas, como locação tradicional, venda, locação por temporada, utilização por membros da família, entre outras.

Então, o imóvel passa a fazer parte do seu patrimônio, podendo ser repassado em heranças ou para aumentar as garantias para que você consiga acesso a outros tipos de crédito.

Diversificação de investimentos

O fator fundamental para diminuir os riscos de investimentos é diversificar o portfólio. É bastante comum que investidores do mercado de ações optem por aplicar também no setor imobiliário pela excelente segurança que ele proporciona, o que reduz muito os riscos.

Do mesmo modo, quem prefere não correr riscos procura investir apenas no mercado imobiliário e consegue, dessa maneira, construir um bom patrimônio. Para isso, utiliza o valor recebido do aluguel para fazer aplicações em outros imóveis.

Proteção para a família

Comprar um imóvel e colocá-lo para locação funciona como uma espécie de seguro para você e para sua família. Digamos que a sua renda seja a principal e que todos dependam dela para sobreviver. Caso você venha a faltar ou, por algum motivo, perca essa renda, o valor da locação pode suprir essas necessidades.

É fundamental pensar no futuro, visto que ninguém está livre de imprevistos. Então, o ideal é estar sempre precavido para situações dessa natureza causarem o mínimo de impacto negativo possível em nossas vidas.

Retorno sobre o investimento

De maneira geral, risco e retorno estão intimamente relacionados. No mercado de ações, os retornos mais elevados são obtidos com investimentos de alto risco. Da mesma forma, a chance de grandes prejuízos são grandes.

Uma forma eficiente de ter um retorno financeiro alto e, ao mesmo tempo, risco baixo, é investir em imóveis. Afinal, como já citamos, trata-se de um bem com grande potencial de valorização e pelo qual é possível obter renda por meio do recebimento de aluguéis.

Um bom exemplo é a compra de um imóvel na planta. Afinal, o seu preço costuma ser bem mais baixo se comparado a de um imóvel pronto. Ao final da construção, o valor do aluguel será calculado levando-se em consideração seu preço atualizado e valorizado.

Renda passiva

É chamada de renda passiva aquela recebida sem que seja necessário trabalhar de fato. Nesse sentido, comprar para alugar é uma excelente forma de obter esse tipo de renda, visto que valor do aluguel é recebido mensalmente sem que seja preciso que você faça qualquer esforço.

Nesses casos, o ideal é contar com uma imobiliária de confiança para administrar a locação. Além de evitar transtornos, você tem mais tranquilidade ao deixar os serviços nas mãos de uma empresa especializada e com conhecimento de mercado para cuidar do seu patrimônio.

A MBigucci oferece a opção de compra para o cliente que aluga, se esse for o seu desejo. Isso facilita muito a transação. Ainda, conta com imóveis tanto residenciais quanto comerciais para locação e serviço de test drive de apartamento. Esses diferenciais fazem com que o investimento valha a pena e se torne mais rentável e seguro para o proprietário.

Portanto, comprar para alugar é um tipo de investimento altamente rentável e seguro. Basta que você opte por um imóvel bem localizado e com boa estrutura. Para isso, é fundamental escolher uma construtora de renome e experiência no mercado. Isso garantirá seus lucros e evitará transtornos.

Então, não deixe de entrar em contato conosco para saber como podemos ajudar você nesse tipo de investimento.

VEJA mais