Utilidade Pública

Censo 2010: Condomínios são desafio para o IBGE

O Censo Demográfico 2010 deve visitar 734 mil domicílios no Grande ABC. Cerca de 2.500 recenseadores - agentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que executam a pesquisa nas ruas - já fazem reconhecimento das áreas e iniciam pesquisa.

3.8.2010

O Censo Demográfico 2010 deve visitar 734 mil domicílios no Grande ABC. Cerca de 2.500 recenseadores – agentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que executam a pesquisa nas ruas – já fazem reconhecimento das áreas e iniciam pesquisa. Para os coordenadores na região, entrar nos condomínios residenciais é o maior desafio.

Entre as novidades do Censo, está a opção de preencher o questionário pela internet. O recenseador irá fazer a visita na residência e fornecer um envelope lacrado com códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário em site seguro.

As perguntas abrangem educação, trabalho, renda, cor e raça, religião, existência de telefone celular, acesso à internet, rendimentos provenientes de programas sociais e tempo de deslocamento de casa para o trabalho. As informações são confidenciais e só podem ser divulgadas na estatística final

“O morador tem um prazo de cinco dias para preencher. Caso não faça, o agente retornará para colher as informações”, explicou o coordenador Reynaldo Beliziário, responsável por São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Os condomínios são os vilões do Censo. Por conta da preocupação com a segurança muitos agentes não conseguem realizar as entrevistas. “Uma das estratégias são os folders entregues nos residenciais com a foto do recenseador responsável, nome e número de matrícula. Isso facilitará o trabalho”, disse Beliziário.

Ontem, o presidente Lula foi o primeiro a responder ao questionário. Na região, outros chefes do executivo, como os prefeitos de Diadema, Mário Reali (PT), e de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), participaram. “O levantamento dos dados ajuda na elabora ção das políticas públicas “, ressaltou Marinho.

O recenseador Daniel Novais, 27 anos, realizou a primeira entrevista com um morador do bairro Rudge Ramos. “O agente passou segurança por conta da roupa que o identifica”, comentou o consultor financeiro João Luis Tognato, 48.

O coordenador José Antonio Fontes, responsável por Santo André e São Caetano, disse que irão se esforçar para completar o estudo antes do prazo final – 31 de outubro. “O maior desafio está centrado nos condomínios. Muitos ficam preocupados com a segurança e como medo de golpes. Por isso não querem responder”, ressaltou. O agente estará uniformizado. Sua identidade pode ser confirmada pelo telefone 0800-7218181, das 8h às 22h, e pelo site do IBGE www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php

2000 – O último levantamento mostrou que as residências da região possuem índices acima de 90% de coleta de lixo e saneamento básico. Além disso, chamaram atenção a queda do número dos que se declararam católicos em âmbito nacional e o aumento de mulheres chefes de família no Estado de São Paulo.

Fonte:  Diário do Grande ABC

VEJA mais