MBigucci, Variedades

“Carimba, carimba que o gol foi… LEGAL!”

Oscar Roberto Godoi, ex-árbitro e atual comentarista esportivo da TV Gazeta, é do tipo que não leva desaforo para casa. Considerado um dos melhores árbitros da sua época (apitou profissionalmente até 2001), ganhou o apelido de “Unha de Cavalo”, por sua rigorosidade e honestidade. Polêmico nos campos e na TV, antes do apito e do microfone, Godoi batia bola como zagueiro em times amadores de São José do Rio Preto, sua cidade –natal. Educador físico e jornalista diplomado, Godoi também teve passagens pela Rádio Transamérica, TV Bandeirantes e TV Record, onde além de comentarista, apresentava o extinto programa policial “Cidade Alerta”.

Apesar de se intitular como ‘sangue quente’, ‘ignorantão’ foi a sua simpatia que prevaleceu durante a visita surpresa que fez à sede da construtora MBigucci, em São Bernardo do Campo, no mês de agosto para retirar alguns livros.  Godoi foi um dos profissionais que participaram do livro “7 Décadas de Futebol”, escrito por Milton Bigucci, presidente da MBigucci. Além de muitas fotos com os colaboradores, Godoi também concedeu uma rápida entrevista à nossa MBigucci News, respondendo às questões dos colaboradores. Confira:

MBNews: Que time você torce?
Godoi: América Futebol Clube, de São José do Rio Preto, minha cidade-natal

MBNews: Como surgiu o slogan “Carimba, que o gol foi legal”?
Godoi: Na época que eu era comentarista da Record (2001 a 2008), o bispo que comandava a tv (Honorílton Gonçalves) pediu ao diretor do programa (Eduardo Zebini) que eu criasse algo que ficasse marcado, um slogan, uma frase… E como eu viajo muito sozinho, fui e voltei de São José do Rio Preto pensando nisto e lembrei que o Mário Vianna (um dos primeiros comentaristas de arbitragem do Brasil, já falecido) falava: ‘Gol leegaaal!’ E para ficar pessoal coloquei o “carimba” na frente, que tirei de uma camiseta que eu tinha com minha foto e o carimbo de aprovação na frente. Juntei as duas coisas e acabou pegando: “Carimba, carimba que o gol foi legal!!! E acabei levando o slogan comigo. A Record nunca vetou que eu usasse.

MBNews: Qual o melhor árbitro da atualidade?
Godoi: O Sandro Meira Ricci Filho, único árbitro brasileiro a apitar a Copa, aliás ele teve ótima atuação.

MBNews: Como você avalia o uso dos recursos eletrônicos em campo?
Godoi: Eu acho bom. Se tivesse essa tecnologia na minha época, ajudaria bastante. Mas penso também que o futebol ainda precisa ser modernizado em muitos aspectos. Estamos em uma época em que os expectadores assistem ao jogo no campo com equipamento eletrônico na mão (celular, tv, ipad), ou seja, ele já vive uma outra emoção e a evolução tecnológica de abranger esse lado interativo também. Vai ser lento, mas há necessidade desta incrementação.

MBNews: Você já errou em campo?
Godoi: Já. Tive uma falha inesquecível, em 1993, em um jogo do São Paulo X Corinthians, onde acabei anulando um gol legítimo do Corinthians, tirando a vitória do  time. Acabou 0X0, mas se tivesse o recurso eletrônico, isso não teria acontecido.

MBNews: E os 7 X1 da Alemanha em cima do Brasil, na Copa, qual sua opinião?
Godoi: A Alemanha não poderia ter ganho do Brasil de 7 (gols). Se a Seleção Brasileira tivesse tido em campo o comportamento que deveria ter apresentado, poderia até perder, mas não de 7. Foi uma grande vergonha, humilhação, perdeu sem reagir. É algo que talvez nunca mais aconteça. Perder por esse placar, tendo o apoio do estádio inteiro, jogando em casa uma semifinal de copa…Eu sempre acreditei no Brasil, mas…
A melhor final que poderíamos ter tido seria: Brasil X Uruguai, só assim poderíamos devolver o que aconteceu na Copa de 1950 (quando o Uruguai derrotou o Brasil na final por 2X1). Agora por desejo e gosto pessoal, eu torcia mesmo por Brasil X Argentina na final. Mas acabou no que deu!

MBNews: E o que você acha que poderia melhorar o futebol da seleção?
Godoi: Infelizmente no Brasil, em todos os segmentos, não há política voltada para longo prazo. Aqui, muda-se o comandante e que se dane o trabalho a longo prazo, a formação, a organização. A Alemanha e os outros países estão mostrando como o futebol deve ser tratado; os jogadores devem ser formados, isso sim é um trabalho muito bem feito!

MBNews: Você já teve vontade de expulsar um jogador por “birra” dele?
Godoi: Já tive vontade e expulsei, mas porque o jogador me deu motivo; e já tive vontade e não expulsei, porque minha vontade não poderia sobrepor às regras. Como árbitro, meu primeiro mandamento é: “Não sou mordomo de jogador”. Não tenho de me adaptar à personalidade de cada jogador, eles é quem devem se adaptar ao meu perfil. Reconheço que sou sangue quente mesmo, ignorante ao extremo. Lembro que quase expulsei o Junior (Milton Bigucci Junior – diretor da MBigucci) em um jogo show amistoso, que eu apitei na Vila Belmiro. Mas ele também me deu motivo, estava reclamando demais do árbitro(risos).

MBNews: E o episódio em que você foi baleado com 4 tiros e quase morreu em um assalto em São Paulo, em 2011. O que ficou disso tudo?
Godoi: Além da bala que ainda tenho alojada no corpo, ficou a lição de que nada do que eu era naquele momento poderia me salvar, me confortar ou acalmar as pessoas amadas. É o sentimento que temos e às vezes fica adormecido, a gente não fala, não liga para as pessoas, por um motivo ou outro.  Essas coisas despertaram em mim com aquele episódio. Hoje eu digo: realize seus desejos, suas vontades, sem fazer loucura é claro. Não brigue por coisas insignificantes, principalmente no trânsito. Foi uma lição de vida que eu tive. Soube de tanta gente que orou e torceu por mim… A Televisão e o futebol nos dá popularidade, mas prestígio é outra coisa, a gente conquista, e esse incidente mostrou que meu lado bom é melhor que o ruim.

VEJA mais